segunda-feira, abril 27, 2015


#minutodanutri Reeducação Alimentar


Olá, gente! Como estão?
Resolvi criar esse novo "quadro" no nosso blog, com o intuito principal de esclarecer dúvidas e trazer mais conhecimento para vocês. O primeiro tema escolhido foi a Reeducação Alimentar.

Bom, muitas pessoas acreditam em dietas milagrosas que irão eliminar muitos quilos em um curto espaço de tempo. A primeira coisa que precisamos entender é que se estamos acima do peso, aquele excesso não chegou ali da noite pro dia, certo? Certo! Pois então por que queremos eliminá-los em uma única semana?

A reeducação alimentar não consiste em fazer uma dieta restritiva, passar fome ou comer comidas que não sejam saborosas. Ela está relacionada com um compromisso que você assume com você mesma, seja por questões de saúde, estética ou os dois. É você escolher viver de uma forma saudável, com a presença diária de alimentos saudáveis, prática regular de exercícios físicos... É uma completa mudança de hábitos.

E por que essa tal de reeducação alimentar vai me trazer melhores resultados? Você já fez alguma dieta restritiva? Quando parou de fazê-la, percebeu que seu peso voltou todo novamente e algumas vezes mais do que o que você pesava antes? Pois é! Dietas desse tipo não nos trazem saciedade nas refeições, pois a quantidade de alimento é bem reduzida, o que faz com que nosso organismo economize energia e consequentemente favoreça o reganho de peso ao final da dieta. Além disso, a exclusão total de nutrientes, como acontece na maioria das dietas restritivas, irá nos trazer várias deficiências nutricionais e uma grande probabilidade de surgimento de problemas de saúde, como osteoporose, anemia, desidratação, doenças cardiovasculares, etc.


Aqui vão algumas dicas gerais:

  • Beba de 8 a 10 copos de água por dia
  • Evite o consumo de alimentos industrializados e fast-food
  • Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras, como frituras, carnes gordas, manteiga
  • Substitua refrigerantes por sucos de frutas naturais
  • Pratique atividade física regularmente


A melhor opção é sem dúvidas amarmos nosso corpo e esquecermos o caminho mais rápido e menos trabalhoso! Uma alimentação nutricionalmente equilibrada somada à prática de exercícios físicos é a resposta! Essa mudança de hábitos não é fácil, requer muito esforço e disciplina da nossa parte. Mas se o seu objetivo principal é ter saúde, prevenir doenças e sentir-se bem com você mesma, vale muito a pena. O alimento não deve ser encarado como sinônimo de sacrifício ou sofrimento, ele é seu aliado para alcançar seus objetivos. Tenha prazer em se alimentar!

ATENÇÃO: Procure fazer um acompanhamento com um nutricionista, só ele poderá te orientar em relação à sua alimentação! Sua dieta é só sua, o acompanhamento é individual e personalizado!

UPDATE: Acabei de achar essa foto, que tem tudo a ver com o tema!


Espero ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, podem deixar aqui embaixo nos comentários!



0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu?

Quem sou eu?
Nutricionista, noiva, alagoana, viciada em maquiagem e perfeccionista até dizer basta!